Contabilidade Geral – Valor Recuperável

Prova de Contabilidade de AFRF – 2014

18- Com relação à Redução ao Valor Recuperável de Ativos, pode-se afirmar que:

  1. a) a esta técnica estão sujeitos à aplicação desse processo todos os ativos sem qualquer tipo de exceção.
  2. b) é esse tipo de procedimento aplicável somente aos ativos intangíveis e aos ativos resultantes de Contratos de Construção.
  3. c) apenas aos ativos resultantes de Contratos de Construção e aqueles sujeitos à aplicação do valor justo como os ativos biológicos são passíveis da aplicação dessa redução.
  4. d) tem como objetivo assegurar que os ativos não estejam registrados contabilmente por valor maior do que o passível de ser recuperado por uso ou venda.
  5. e) não é aplicada aos imobilizados em razão dos mesmos já estarem sujeitos à depreciação, amortização ou a exaustão que cobrem possíveis divergências no valor de custo do ativo e o seu valor recuperável.

Solução:

  • Norma: CPC 01 – NBC TG 01 – Resolução CFC nº 1.292/10
  1. a) Incorreto. A norma referida estabelece que a avaliação de recuperabilidade do valor investido em ativos deve ser realizada em todos de forma geral, com exceção de: estoques, ativos financeiros, ativos evidenciados como propriedades para investimento (valor justo), ativos não circulantes reconhecidos como mantidos para venda, ativos de contratos de construção, ativos de planos de benefícios a empregados, ativos biológicos (atividade agrícola, avaliados ao valor justo), ativos intangíveis (contrato de seguro), ativos fiscais diferidos e custos de aquisição diferidos.
    b) Incorreto. Como vimos anteriormente, a avaliação de recuperabilidade não se aplica a ativos de contratos de construção, nem a ativos intangíveis oriundos de contratos de seguro.
    c) Incorreto. Já referido, o teste de recuperabilidade não tem aplicação a ativos advindos de contratos de construção, assim como a ativos biológicos de atividade agrícola, avaliados ao valor justo.
    d) Correto. Pois o pronunciamento disciplina que um ativo deve estar evidenciado por valor contábil que não exceda seu próprio valor recuperável. Para esta verificação, adota-se o maior dentre o valor de uso (útil) e o valor venal (venda). Neste procedimento contábil, faz-se a contabilização por meio de uma conta retificadora do ativo, denominada “perdas por desvalorização”.
    e) Incorreto. Já que a Lei das Sociedades Anônimas (Lei nº 6.404/76), disciplina, § 3º do seu artigo 183, que “A companhia deverá efetuar, periodicamente, análise sobre a recuperação dos valores registrados no imobilizado e no intangível.”

Resposta D.